quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sandboxie 3.34

Image Hosted by ImageShack.us

Quando o software é bom faço questão de colocar sempre a versão mais nova, esse é o caso do Sandboxie.
Quantas vezes você não fica 'com a pulga atrás da orelha' e faz vários questionamentos ao experimentar um novo programa?

Na prática, nem sempre dá para garantir que ele atenderá as suas necessidades e virá livre de pragas, uma vez que há diversos programas na Internet.

Com o Sandboxie, você pode executar um programa normalmente, mas com total segurança: o programa funciona bonitinho, mas sem fazer alterações no seu sistema; chamadas de gravação de arquivos e chaves no registro, serão redirecionadas para um arquivo falso no HD.

Depois, basta limpar a pasta virtual e pronto: seu sistema está intacto.

Que tal

Não só no Windows, mas nos sistemas operacionais em geral: quantas vezes você não fica “com a pulga atrás da orelha” ao experimentar um novo programa? Várias coisas vêm na cabeça:

* O PC vai ficar mais lento
* Vou perder algum arquivo
* Será que tem vírus ou malware
* Depois vai dar pra desinstalar ele direitinho

Na prática, nem sempre dá para garantir todas essas questões, uma vez que há um mundo muito grande de programas disponíveis pela Internet.

Uma alternativa seria rodá-los dentro de uma máquina virtual para testar. Se você gostasse, depois usaria no seu sistema verdadeiro. Caso contrário, não, e o seu sistema nem seria afetado.

Agora imagine, não seria melhor se existisse isso: você executa um programa normalmente, usando o ambiente de trabalho do Windows.

O programa funciona bonitinho, mas sem fazer alterações no seu sistema.

Chamadas de gravação de arquivos e chaves no registro, seriam redirecionadas para um arquivo falso no HD. Que tal

Pois bem, existe. Vem ganhando destaque esse software para Windows: Sandboxie.

Ele faz justamente isso, permite que você rode programas de forma tranquila, sem afetar o sistema. O programa pensará que pode gravar coisas, e realmente pode – mas elas são gravadas num outro local, uma pasta do Sandboxie.

Photobucket
Seria como uma “caixinha de areia”, dentro dela o programa funciona, mas fora dela, nada é alterado. Quando os programas precisam ler um arquivo, ou configuração no registro, esses dados são puxados do sistema real, caso não existam ainda na “caixa falsa”.

Photobucket
Quando os programas gravam dados, os dados gravados são gravados apenas na “caixa”, e não no sistema real. Na próxima vez que o programa pedir para ler um dado gravado, ele será lido “da caixa”, e o programa funcionará normalmente.

Você tem acesso à essa “caixa”, que nada mais é do que uma pasta no seu computador, para onde serão redirecionados os arquivos e configurações modificados.

É ideal para experimentar novos programas, ou para executar um ou outro joguinho suspeito. Chaves no registro, resíduos de instalação, etc. Não precisará se preocupar com nada disso, bastando limpar a pasta do Sandboxie quando quiser remover os dados gravados pelo programa.

Ele é gratuito, mas depois de um período exibirá uma tela solicitando uma doação – você poderá cancelar e usar o programa normalmente, pelo tempo que quiser, dentro do arquivo que voce baixara tem o "remedio" para tirar esta tela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário