Já houve um tempo que era uma dificuldade abrir portas em redes internas para possibilitar o uso de programas de comunicação e troca de arquivos. Era necessário saber que portas os programas usavam, e configurar o recurso de NAT dos routers (Network Address Translator). Tarefas que exigem um nível médio de conhecimento de internet e informática, um pouco além do que usuários iniciantes estão acostumados. Agora, nossos problemas acabaram! Os modems/routers mais modernos podem fazer isto por UPnP (Universal Plug and Play) através do NAT Transverse. Basta você habilitar a opção no modem, que o Skype ou o eMule sabem pedir para o modem abrir qualquer porta automaticamente.
O Skype faz isso por default, mas o eMule precisa ser configurado à mão para pedir. Vá ao menu “Preferências > Conexão > Portas do Cliente” e marque “Abrir portas por UPnP”. Agora, você já sabe como obter IDs altas no eMule!
A configuração no modem/router Kaiomy é feita na aba “Access Management > UPnP”, ativando-se as duas opções, “UPnP” e “Autoconfigure”.
Configuração do router/modem ADSL Kaiomy para permitir abertura de portas por UPnP
No router wifi Linksys WRT54G, habilite o UPnP na aba “Administração > Gestão > UPnP”.
O UPnP também pode ser usado pelo Windows para mostrar o ícone do router na pasta de conexões de rede. para isto funcionar, deve ser instalado um programinha pelo “Painel de controle > Adicionar ou remover programas > Adicionar/remover componentes do Windows > Serviços de rede > Interface de Usuário Plug and Play Universal”.
Com o serviço instalado, fica mais fácil acessar a interface Web do router. E se algum programa ainda não sabe usar UPnP, você pode configurar as portas pelo próprio Windows, sem precisar acessar a interface do router, conforme mostra a ilustração abaixo. Mostrar o ícone na bandeja do sistema facilita o acesso.
Aviso (caveat)
Há alguns anos, existiam vulnerabilidades no sistema UPnP do Windows. Mas certamente esse problema já deve ter sido resolvido. No entanto, o UPnP permite que qualquer programa abra as portas do router, numa rede interna. Isto não é problema numa rede doméstica ou de pequenas empresas, mas empresas maiores podem querer impedir que seus funcionários usem estes recursos de internet. Neste caso, é bom desligar o UPnP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário